top of page

Apoio ao processo de PM&A da IEAB

Há mais de 10 anos a IEAB vem fazendo esforços nacionais e diocesanos para desenvolver uma cultura de trabalho planejado, com monitoramento e avaliação constantes.


Eu acompanhei aquele início no ano 2000, com a realização de breves planejamentos nas dioceses. E desde 2019 tenho colaborado com o processo de planejamento, monitoramento e avaliação da IEAB. Colaborei também na elaboração dos planos estratégicos das três áreas da Igreja em 2020 e de algumas dioceses.


Em 2019, finalmente, foi possível um processo de diagnóstico dos desafios da Igreja no Brasil, a partir de visitas in loco às suas 9 dioceses e ao distrito missionário, análise documental e de um seminário nacional (provincial).


A partir deste diagnóstico, foi constituído um grupo de referência nacional (28 pessoas) para formular um plano estratégico provincial, por meio de três oficinas.


O Plano Estratégico começou a ser implementado em 2020, em meio à pandemia. Para seu gerenciamento foi constituído um Grupo Gestor de 09 pessoas, com representação das três áreas provinciais (I, II e III), além da presença de um bispo, da Secretária Geral da Igreja e do consultor (Domingos Armani).


O Grupo Gestor se reúne ordinariamente a cada mês para monitorar o andamento a execução do Plano Estratégico e propor iniciativas que favoreçam sua implementação.


bottom of page